Sorria! Você está a ser printado :) – O que os brasileiros e os portugueses deveriam saber sobre o Youtube

Posted: November 4, 2012 in Contemporaneonissimo

É incrível, em todos os malditos vídeos portugueses do youtube sobre os problemas da pátria, sobre as nossas vitórias como nação e até no hino, há sempre um comentário dum brasileiro a xingar, a espalhar um preconceito qualquer que já deveria ter sido ultrapassado, há quanto tempo mesmo? E há claro, sempre um comentário parecido com o que eu acabei de dizer no top comments.
No famoso vídeo sobre o que os finlandeses deveriam saber sobre Portugal podem ver brasileiros e portugueses a discutir e a insultarem-se duma maneira que se fosse na vida real havia um genocídio e uma guerra ultramar, o mais óbvio seria os finlandeses insultarem-nos a nós porque apesar de não os estarmos a insultar, estamos a pedir-lhes dinheiro, não acham? Os brasileiros não tem nada haver nem com a troika nem com a crise portuguesa, não percebo porque vem insultar-nos em vídeos Europeus.
E eu decidi ver se em vídeos brasileiros também não existia um trollzito como nos vídeos tugas a chamar as mulheres portugueses de peludas e a dizer que nós temos culpa do estado do Brasil mas em versão portuguesa, e apesar de me ter custado a encontrar, por uma questão de estatística, não pensem que é por outra coisa, acabei por encontrar no hino brasileiro.

Foi uma seleção que me custou a fazer porque para além do nojo que tive ao ler comentários tão rudes, eu senti-me bastante ofendida, primeiro porque haviam brasileiros a responder preconceituosamente ao troll português e a insultar o país que lhes deu a língua que falam, e segundo porque muitas vezes não sabem a história do próprio país, e custou-me não responder (mas não o fiz porque não valeria a pena) porque estas pessoas sim queriam dizer o que comentaram, não são apenas trolls, e eu quero apenas dizer que eu própria lamento que Portugal tenha tomado más decisões com o Brasil no passado, acham que é fácil para nós nas aulas de história saber que éramos os heróis do mar, o nobre povo e que nos não fizemos nada com isso? Podíamos ter criado uma burguesia capaz de concorrer com a Holanda e a Inglaterra, podíamos ter dito não quando os ingleses nos fizeram o ultimato do mapa cor de rosa, podíamos ter feito muita coisa e hoje nós estamos pior do que vocês, sim nós estamos pior que vocês nós apenas estamos na Europa e estamos quase ao ponto duma crise política, nós não passamos fome mas estamos a passar um mau bocado, nós nunca tivemos manifestações como andamos a ter e há uma enorme tenção em toda a Europa por causa da crise mundial, acham que é fácil manter o orgulho pela nação quando cometemos tantos erros? E lamento que os italianos, os holandeses, os franceses e os ingleses não tivessem chegado ao Brasil primeiro, lamento imenso. Lamento muita coisa acerca do passado do meu país, mas eu não culpo nem os ingleses nem os espanhóis nem os chineses da nossa situação económica, e sabem por quê? Porque as medidas que tomamos ou deixamos de tomar foram e são nossas e só nossas, mesmo quando os espanhóis nos governaram durante setenta anos porque nós decidimos atirar o espanhol pela varanda abaixo, nós expulsamos os ingleses quando a família real fugiu para o Brasil na altura das invasões de Napoleão (sim, os ingleses assumiram o poder militar e torturaram muitos portugueses, queimaram-nos vivos e isso criou ainda mais motins, nós não desistimos) e somos nós que não tomamos medidas para poder concorrer com o comércio das lojas do chinês e ainda fomos capazes de vender dívidas e empresas à china. E sabem uma coisa? Vocês já são livres há tempo suficiente para tomarem as decisões correctas e fazer do Brasil um país tão desenvolvido como a União Europeia ou os Estados Unidos, ou acham que a independência não custou aos norte-americanos? Lamento, mas o Brasil já não nos pertence há séculos, vocês são independentes ou acham que Portugal criou uma conspiração para controlar a economia brasileira? E quando argumentos do vosso lado negativo não funcionam, em comentários ainda são capazes de dizer que são uma das potências mundiais. Sim, nesse caso, Portugal já não tinha nada a ver nada com o assunto, porque isso já tinham conquistado sozinhos, estou certa?

Mas eu não me fico por aqui, porque a maneira como os portugueses reagiram aos comentários dos trolls brasileiros também me chocou, porque tal como os brasileiros que quiseram dizer o que disseram, estes portugueses reagiram exatamente iguais. Trazem assuntos que não me dizem respeito como a história dos índios, que se não fossemos nós eles andariam pendurados as árvores, e claro, no fim a discussão vai dar ao mesmo porque os brasileiros vão buscar os seus argumentos, e os portugueses vão buscar os seus e enfim, quando terminam só se geram pessoas que detestam o Brasil ou Portugal.
E choca-me porque por culpa dum troll criam uma guerra desnecessária entre dois países que devem ser amigos e considerar-se lusófonos, pessoal nós partilhamos uma cultura, nós partilhamos tanta coisa! Mesmo que eu seja portuguesa e tu sejas brasileiro(a) eu sei que eu teria mais facilmente uma conversa interessante contigo do que com um estrangeiro qualquer, para mim vocês aqui não são estrangeiros quais queres entendem? A minha dashboard do tumblr não seria a mesma sem as brasileiras hilariantes, adolescentes que tem os mesmos problemas que eu, que detestam a escola tal como eu, que detestam que a internet caia e que muitas vezes gostam das mesmas séries que eu, dos mesmos filmes, das mesmas bandas e que lêem na mesma língua que eu. E é triste que hajam pessoas que querem destruir isso. É tudo o que tenho a dizer.

Okay, eu tive mesmo de fazer print deste! É a única pessoa que merece ter aquela coisinha preta
MORRAM SUAS PESTES FEIAS PELUDAS!
Advertisements
Comments
  1. podiamos não ter criado a escravatura… x)

    Apesar disso, é incompreensível o complexo de superioridade que os brasileiros têm para com os portugueses. E ao falar disto lembro-me sempre daquela apresentadora/actriz cabra que veio cá passar férias e fez um vídeo a cuspir nos nossos monumentos e gozar conosco.

    Enfim… claro que há excepções, mas a regra enerva-me.

  2. Concordo ali com a Boneca de Trapos. Aquela atriz veio cá fazer exatamente o quê? Fazer coisas parvas como ela? Enfim, para isso tinha-se deixado estar no país dela! Ora, não precisas de me agradecer! 😀 Eu achei que deverias lá estar! 😀 beijinho!

  3. FireHead says:

    Coitados, são (ainda) os melhores no futebol e consideraram-se os maiores em tudo. Não gostam do nosso hino? Azar, eu gosto do nosso e não acho piada nenhuma ao deles. Eu não tenho nada contra o Brasil – que só se tornou independente graças ao acto de traição de D.Pedro -, nem tenciono nunca lá pôr os meus pés, mas a verdade é que muitos são os que vêm de lá para cá à procura de melhores condições de vida. Se aquilo é mesmo tão bom e espectacular, porque é que não ficam todos por lá?

    Enfim, discussões estéreis.

  4. Oh Firehead, isso dito por quem também veio de fora é vergonhoso. É assim que se apanham. Deverias dizer isso é a outros que eu cá sei mas o teu espirito piedoso de século XVi como dizia alguem há dias mantém-se.

    Eu não tenho nada contra o Brasil, bem pelo contrário e sei separar o trigo do joio e a verdade e que o youtube e os estúpidos que por la andam a se insultar não pode ser nunca representativo do povo de ambos os países.

  5. FireHead says:

    Martini, pois é, está a querer falar o roto para um suposto nu… e tu que fazes fora do país?? Para teu governo, eu estou a pensar em voltar para a minha terra, mas vê se metes antes duma vez por todos na tua cabecinha que eu apesar de vir de fora eu sou português, logo não sou nenhum estrangeiro aqui, ao contrário do que tu és aí em Inglaterra.

    Que tu adoras o Brasil isso eu já sabia há muito tempo. Tanto adoras que até nem admites que ninguém fale mal do país.

Comenta aí

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s