Análise sobre o vegetarianismo – proposta do Christian

Posted: August 12, 2012 in Contemporaneonissimo, Tipo não te estou a acompanhar
BLOGAGEM COLETIVA ESCRITOS LISÉRGICOS - VEGETARIANISMO E VEGANISMO. QUAL O SEU CONCEITO?

Eu acredito que daqui a muitos séculos, talvez milénios, os filhos dos nossos filhos dos nossos filhos e por aí vão ser vegetarianos ou veganos, é claro, se a sociedade continuar a evoluir como tem evoluído e se vá mantendo um balanço positivo. É uma teoria que tenho, porque primeiro, comíamos carne crua, depois aprendê-mos a cozinhá-la, depois veio a criação de gado que se tornou mais comum que a caça, mais tarde surgiram alguns povos que proibiram o consumo de carne e peixe, e hoje os movimentos vegetarianos e veganos são cada vez mais comuns.
Mas em contra partida, ainda vivemos numa sociedade onde o consumo de carne é excessivo. Penso que no passado havia tanta carência de comida que atualmente enfardamos até vomitar, parece um mecanismo social inconsciente para tentar recompensar o passado.

Eu gosto de comer carne e peixe em questões de sabor, mas nos últimos meses aconteceu-me algo que me fez reduzir o consumo de carne e peixe. Não por causa do sofrimento animal diretamente, não é por causa de nenhuma das razões éticas ou ecológicas ou as mais comuns, não que seja inconsciente, porque basta eu ver um video de sofrimento animal ou qualquer abuso a mãe natureza que fico sem comer carne e peixe durante dois dias. A razão que me fez diminuir o consumo de carne foi: Sofrimento humano.
É difícil explicar, mas é basicamente o sofrimento humano. Vejo que as pessoas sangram, o que sofrem fisicamente, o que sentem quando sofrem fisicamente, e afetam-me especialmente os mamíferos porque a fisionomia não é muito diferente à nossa, e o sangue da maioria dos animais é da mesma cor que o nosso. E lembro-me de pulsos cortados, crianças torturadas e pessoas chacinadas. Por isso é que quando eu substituo a carne por outro tipo de alimentos me sinto melhor comigo mesma. Não sei se me tornarei vegetariana, não sei se vou deixar de ter este tipo de pensamentos e voltar a comer carne/peixe como antes. Só sei que se posso evitá-lo vou-me sentir como se o meu organismo fosse mais puro e a minha mente fosse mais sã. É-me difícil de explicar, a minha família apoia-me mesmo que não acredite que eu me torne vegetariana (tirando a minha mãe) porque eu era uma criança bastante carnívora.

É algo complicado, ser vegetariano é difícil, é preciso escolher bem a comida e há coisas que aparentemente os veggies podem comer mas não podem. Dou um exemplo, há muitos chocolates que tem bichos triturados, e é por uma razão muito estúpida, é por um corante mangenta e cores que sejam feitas à mistura da mesma. O bichinho chama-se conocheal (em inglês) e há muita comida que tem esse corante, aka, E120 se não me engano. Uma coisa é comer carne e peixe porque precisamos outra coisa é matar milhões de bichos desnecessariamente por causa duma mania. Por outro lado, a comida portuguesa não é muito vegetarian friendly que se diga, apesar de muitos vegetarianos fazerem as suas próprias receitas. E ainda é há questão social: E se eu sou convidado(a) para comer por exemplo num rodízio ou num sítio que só sirvam carne ou peixe? Ah pois, aí a porra fica séria.
E é por isso que eu admiro os vegetarianos, porque eles estão a fazer a evolução e mesmo com todas as dificuldades eles vão lutar pelo que acreditam enquanto que são gozados pelo resto da raça, mas o que o resto da raça não sabe é que se o resto da raça continuar a comer carne e peixe em exagero como tem feito em vez de diminuir um pouco para comer carne/peixe de melhor qualidade e salvaguardar a mãe natureza, vamos ficar em maus lençois. Eu acredito que daqui a muitos muitos anos a nossa espécie poderá tornar-se vegetariana e parece que eles vieram desse futuro e muita gente não quer entender o quanto evoluídos são (tirando aqueles que tratam os omnívoros como assassinos mas esse é um caso a parte) e não querem respeitá-los. Já pensaram que às tantas os vegetarianos sobrevivem a catástrofes como a nossa raça sobreviveu em vez do homem de neandertal? É que ele não era tão forte, ágil e esperto como o homo sapiens sapiens porque a sua alimentação era 85 por cento de carne e eram mais pequenos e se não me engano não tinham tanta esperança média de vida. Não creio que seja provável, mas este planeta já provou as coisas mais impossíveis.

Coisas que os veggies podem comer (a alimentação deles não é tão seca como pensamos. Alias eles tem de ser mais criativos que nós para se manterem saudáveis):

Pizza
Batatas fritas
Doces
Wraps
Sim, há sushi para vegetarianos
Massas
Sei lá, são poucos exemplos, a imaginação é o limite.
Comments
  1. Olá Victoria. Bem vinda a sua primeira participação em uma Blogagem Coletiva dos Escritos Lisérgicos. Gostei imenso do seu post e espero poder contar com sua participação em outras Blogagens se o tema lhe parecer interessante.
    O que falou sobre o vegetarianismo e veganismo, de que daqui a um tempo vamos evoluir, percebi que é uma expectativa que a maioria das pessoas que participaram possuem, não importa se vegetarianas, veganas ou carnívoras.
    Percebo que todas as pessoas tem noção e consideração pelos animais e não são a favor do sofrimento, mesmo que agora suas vidas estejam limitadas e ainda os inclua na alimentação. Percebo que cada um vem fazendo sua parte, não usando pele ou couro de animais, evitando comprar produtos que testam em animais e isto já é um progresso.
    Ser vegano requer muita determinação e também condições financeiras e um ambiente propício a isto. Não é fácil adotar sozinho uma filosofia de vida quando não há apoio.
    Sua definição sobre o sofrimento de pessoas e animais, acredito que tenha sido somente um pouco diferente, mas que traduz o sentimento de todos os que amam os animais: empatia. Tal como nós, seres humanos, sofremos sendo assassinados, chacinados, os animais assim o sentem também. E isto pesa na consciência dos carnívoros, repetindo, embora por vezes seja inevitável não consumi-lo.
    A respeito destes vídeos, eu não sou muito a favor, eles nos mostram uma realidade, é um fato, contudo, não são muito efetivos, não mudam nosso estilo de vida (talvez no máximo dois dias, como disse), o que creio que fará mudar o estilo de vida para a maioria é uma conscientização fazendo uso de argumentos inteligentes e também com as condições para que esta conscientização se concretize.
    Realmente, muitos carnívoros pensam que os veganos não comem quase nada, o que não é verdade e seu post ilustra isto muito bem.
    Meus muitos parabéns pela sua participação!

  2. VERINHA says:

    Olá Victoria,
    Adorei seu post, muito bem escrito, verdade o que você escreveu:”os filhos dos nossos filhos dos nossos filhos e por aí vão ser vegetarianos ou veganos”. A sociedade vem mesmo evoluindo, como um geração saúde, se cuidando cada vez mais. Hummmm que delicia de demonstração de comidas.
    Um grande abraço.

    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/08/segunda-blogagem-coletiva-vegetarismo-e.html

  3. Acredito assim como vc, que um dia o planeta será vegetariano e quem sabe em um sonho, vegano, onde animais e humanos serão todos livres e seremos um só, dividiremos a agua, as riquezas e tudo mais.
    Também sou admiradora dos vegetarianos, em um mundo carnivoro elas estão fazendo a diferença… Bjks
    http://www.artesdosanjos.com.br/

Comenta aí

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s