Cidades que estão marcadas mas não pelo mérito pretendido

Posted: May 13, 2012 in Contemporaneonissimo, São teorias

Lembrei-me de fazer este post porque há muitas cidades em Portugal, ou vilas, ou o que seja, que estão marcadas ou por personagens marcantes, por uma música marcante ou por uma piada marcante. Um facto engraçado é que todas as localidades são do Norte. Tirando uma ou outra que é mais centro mas whatever.

Odivelas 

Eles não tem culpa, mas sempre que faço uma visita de estudo, uma das musicas cantadas que está no top billboard hot 100 das músicas cantadas em autocarros é As meninas de Odivelas. Sempre que me falam de Odivelas lembro-me da música ou começo mesmo a cantar, as meninas de Odivelas as meninas de Odivelas são umas pu, são umas pu…ras donzelas! Pelo menos 70% da população portuguesa conhece a música e 90% da população do Norte. Acho que uma vez estava a ir para o Porto, passei por um letreiro a dizer “Odivelas” e estávamos a cantar a música, se não era essa era uma história similar com o estádio das antas.

Matosinhos
Quem é que não conhece esta celebridade?

Ramada
Não é muito famosa esta, mas havia uma piada qualquer dos Gatos Fedorentos daquelas da meo que foi repetida pelo menos duas vezes e era do género:

-Podíamos oferecer uma viagem para dois a Ramada
-E Onde é que fica a Ramada?
-É só uma das freguesias mais bonitas de Odivelas

Não, contado assim não tem piada nenhuma, mas visto tem, até porque dos anúncios da meo esta é das poucas coisas que tem piada deles.

Cantanhede

É a terra do Renato Seabra. Por isso de cada vez que pela minha terra se vê um autocarro a ir para Cantanhede lembro-me da história e é impossível que não hajam pessoas que façam piadas sobre o saca-rolhas. “Ai o Renato Seabra, ele vive por cá perto, em Coimbra”. Eu costumava lembrar-me de Cantanhede como o sítio que uma pessoa passava para ir ao hospital visitar bebés acabados de nascer, agora já não.

Ribeiradio

Esta já é mais pessoal, vou tentar explicar-vos, sempre que me falam da barragem de Ribeiradio (coisa que não acontece porque é uma população de pouco mais de 1000 pessoas) eu lembro-me dum colega meu e das minhas aulas de geografia porque houve uma questão polémica ou há por causa da construção da barragem em Ribeiradio. Seja como for, a questão é o seguinte, nós estivemos a dar barragens em Geografia A e este meu colega, o Joãozinho das anedotas falou de Ribeiradio como se fosse a capital e meia volta nas aulas ele é do género “Oh professora vamos a Ribeiradio e comemos uma vitela que é uma delícia, olhe que estou a dizer-lhe!”, “Oh professora é que a minha família é de Ribeiradio sabe”, “É, é como em Ribeiradio”, “Oh professora podíamos ir numa visita de estudo a Ribeiradio”. Por isso, se me falam em Ribeiradio eu lembro-me da Vitela e do rapaz a falar da aldeia como se fosse Nova York ou qualquer coisa do género.

Advertisements
Comments
  1. Desconhecia todas essas histórias e dessas todas só morei em Odivelas 🙂

Comenta aí

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s