Responsabilidade parental nível 91873871611091 (ou não)

Posted: January 25, 2012 in Contemporaneonissimo, Tipo não te estou a acompanhar
image

Estava eu ouvir música e a caminhar pela rua quando passo pelo café que passo todos os santos dias ou quase todos e de repente vejo uma cena que me fez lembrar o parque Warner Bros em Madrid com as mães a fumar na cara dos filhos pequenos. Três adultos a fumar numa mesa com um bebé que nem seis meses deveria ter numa das cadeiras. Para que fique esclarecido nem tenho muito contra os fumadores, desde que não fumem em espaços fechados e não me fumem na cara, até porque eu não tenho muita moral para dizer que deveriam ser todos presos e torturados, mas não, mesmo que eu não fumasse esporadicamente também não chegaria a esse ponto.
Fumar frente a um bebé é mesmo muito inteligente não é? Porque o pirralho está a inalar aquelas substâncias cancerígenas todas numa fase de crescimento vital e ainda por cima, para além de ter os três adultos a fumar na mesa estava num local onde haviam mais fumadores. Agora imaginem o que é crescer assim.
Eu conheço pessoas com 15 anos que tem problemas porque os pais fumavam em casa ou/e durante a gravidez, são problemas minimamente graves que podem comprometer o facto de ter filhos ou não daqui a uns anos. Agora pensem um bocadinho, querem mesmo ser responsáveis por foderem a vida duma criança? Se fumam, tudo bem, desde que não seja frente uma criança durante 16 anos. E é que a maioria destas crianças, adolescentes com pais fumadores, para além dos problemas todos, acabam muitas vezes por fumar e apanhar o vício prematuramente. É uma falta de responsabilidade. Por alguma razão já disse algures que não vou nunca mais tocar num cigarro que seja quando o meu sobrinho(a) nascer, eu não quero que a minha irmã me odeie pela criança vir a ter algum problema mais tarde. Eu sei que tenho de começar a assumir responsabilidades e a preocupar-me mais com a minha própria saúde por mais que os dias sejam difíceis.
Acho que deveria haver uma lei qualquer para proibir os pais fumarem frente aos miúdos, tipo tirarem-lhes os filhos ou sei lá. Soa muito radical? Quero lá saber, tenho uma colega que tinha montes de problemas quando era miudinha por causa disso e ainda no outro dia foi parar ao hospital, e para piorar, fuma. Desde os 13 anos.
Lembro-me dum trabalho que fiz no ano passado em ciências sobre as substâncias que o tabaco tem, nós realmente não sabemos até que ponto faz mal, mas sei lá, acho que alcatrão não deve ser a melhor coisa que um bebezinho deve inalar. Tenho dito. Porra. Assumam as responsabilidades e cresçam porque há uma vida que merece ar fresco, é o vosso próprio filho.

Advertisements
Comments
  1. Sabrina says:

    Adorei o texto! Tens toda a razão do mundo! É incrivel a irresponsabilidade de certos pais! E depois admiram-se que os filhos exprimentem tabaco e drogas aos 12 anos (ou menos) uma vez que já estão familiarizados com o fumo e os seus efeitos!

  2. Eu tenho de levar com fumo de tabaco regularmente aos fins-de-semana e fico com a roupa a cheirar a tabaco, tenho de tirar logo aquilo do quarto à noite para não intoxicar o resto e digo-te, é mesmo desagradável. E de certeza que estraga a roupa, ainda por cima… Além de me estragar as narinas, os pulmões e o resto…O problema é que tenho mesmo de estar no mesmo espaço que esses fumadores e não tenho escolha. Ou seja, EU é que não tenho escolha. Eu é que levo com o fumo.

  3. Sabrina: É mesmo. Há crianças que estão viciadas porque fumam pelo nariz, e já se sabe que os fumadores passivos sofrem mais

    Luna: Olha eu estou meio constipada porque ontem estive num espaço fechado de fumadores, e ando a evitar companhias que se podem dispensar para não ficar com a roupa a cheirar e não cair na tentação nomeadamente, tenho uma colega-amiga que até a perdoo porque gosto da sua companhia, mas o resto tento evitar, até porque a maioria tem personalidades piores que os efeitos de tabaco hahaha.

Comenta aí

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s